Recordo-me, em uma de minhas colunas anteriores, de ter ressaltado a importância de ser curioso e ter uma boa atitude em relação ao aprendizado. Pois bem, o que significa ter uma boa atitude e disciplina.
Abaixo, alguns itens que caracterizam, na prática, o que seria isso:
1. Ser curioso
– Na vida, aprendem mais as pessoas curiosas. Aquelas que questionam, que não aceitam qualquer explicação e que, além de questionar, também pesquisam, não no intuito de testar o conhecimento do professor, mas no sentido de crescer e aprender mais.
2. Aceitar correções.
– Embora a questão da correção possa, em alguns casos, afetar o nosso ego, jamais devemos tomá-la como algo pessoal. Afinal, estamos num processo contínuo de aprendizagem que nunca termina. Lembre-se também que até mesmo o seu professor pode cometer erros, pois ele é um ser humano como você. O mais importante é sempre ser orientado em termos de resultado, respostas congruentes e precisas. Não interessa QUEM cometeu o erro, o que sempre interessa ao estudarmos ou repartirmos experiências no idioma é o que se aprendeu como resultado daquele uso inapropriado ou errôneo da palavra, expressão ou estrutura gramatical.
3. Aprender com os erros.
– Aprender com os erros. Essa é uma condição muito importante para melhorarmos o nosso inglês. Por este motivo, ilustro como exemplo o uso de uma folha de correção, como a que está abaixo, onde quatro aspectos do seu inglês possam ser monitorados. Trata-se de um método amplamente usado por aprendizes e até mesmo professores do idioma que tem alcançado bons resultados. Entretanto, você é livre para criar a sua própria forma e explorá-la da maneira que mais lhe convier.
GRAMMAR VOCABULARY PRONUNCIATION USAGE
4. Perguntar muito.
– Eu sempre sugiro aos meus alunos que perguntem freqüentemente. Os professores, devido ao tempo de exposição ao idioma, estão repletos de conteúdo, mas nem sempre eles podem ficar demonstrando isso o tempo todo, senão a aula fica uma verdadeira exposição de conhecimento. Sua função como aluno é explorar esse recurso, fazendo perguntas que lhe sejam úteis no dia-a-dia e tenham uma boa aplicabilidade. Portanto, mantenha essa característica como aluno em mente e veja o quanto você vai aprender.
5. Ter um plano de estudo sistemático e freqüente.
– Tudo que construimos de um determinado valor, exige uma certa dedicação, tempo e disciplina. Esse resultado pode ser atingido quando você, dentro da sua disponibilidade de tempo, organiza um plano sistemático, de preferência no mesmo horário, para que você sente e estude pelo menos uma meia hora para cada hora de aula estudada em sala de aula. Fazendo isso, você também vai acelerar o processo e observar muito progresso no seu aprendizado.
6. Explorar todos os recursos existentes.
– Eu não canso de dizer que nascemos num dos melhores períodos da história no que concerne aprendizado. São inúmeros os recursos existentes: dicionários de todo os tipos, online, em CDs, de bolso, acoplados a outros aparelhos, etc, Internet com 85% das informações veiculadas em inglês, muitos com traduções para outros idiomas, filmes legendados, walkman, discman, mini gravadores digitais, TV a cabo, Dishes (TV com antenas e transmissão via satélite), etc. Quer mais? Que tal esses novos “gadgets” que permitem gravar som e imagem para você não só gravar a sua voz, mas também a sua imagem articulando, de uma forma linda, o idioma do Tio Sam.
Quer mais? Que tal esses novos “gadgets” que permitem gravar som e imagem para você não só gravar a sua voz, mas também a sua imagem articulando, de uma forma linda, o idioma do Tio Sam.
7. Fazer uso do tempo de transição.
– Eu adoro este item. Foi feita uma pesquisa e, em média, se dirige diariamente, cerca de 40 minutos por dia nos Estados Unidos. Ora, considerando-se 6 dias úteis, teremos 240 minutos por semana, o que dá 960 minutos por mês. Num período de um ano, isso equivale a dizer que você passa 11.520 minutos, no mínimo, na direção do seu automóvel. Bem, dividindo-se isso por 60 minutos, ou seja, uma hora, você, num período de um ano, se tivesse aproveitado esse tempo de transição, teria tido 192 horas de estudo bastando ter ligado o aparelho de toca fitas ou CD do seu automóvel para estudar durante o respectivo período. Para você ter uma idéia, no nosso curso regular, o aluno estuda uma média de 80 horas por nível. O número de horas acima é equivalente a quase dois níveis e meio de curso em sala de aula. Então? Que tal começar a fazer bom uso desse tempinho extra?;-)
8. Perseverar.
– Às vezes, é muito comum não perceber muito o seu progresso, o que, para alguns, pode ser desestimulante. Entretanto, não se engane. A cada momento que você para para estudar, comparece a escola e participa em sala de aula, lê um pouco, procura ouvir no idioma, fala com um nativo do mesmo, pergunta algo que lhe interessa, você está crescendo. E o referencial para avaliar isso deve sempre ser alguém que vem lhe observando (como o seu professor ou um verdadeiro amigo e encorajador) e nunca o que você está supostamente pensando e/ou sentindo em relação ao seu aprendizado. Nosso imediatismo e impaciência pode gerar uma visão deturpada e completamente errada deste progresso.
9. Saber questionar-se de forma inteligente.
– Muitas pessoas não prestam atenção aos diálogos que elas mantém consigo mesmas. Por exemplo, há pessoas que ao se questionarem, dizem: “Puxa vida, por que eu não consigo melhorar a minha pronúncia?” Ou ainda, “Puxa, toda vez eu cometo o mesmo erro. Por que isso acontece comigo? Há outras assim: “Quando você fala comigo eu entendo tudo. Mas por que eu não consigo falar com a mesma velocidade?” “Por que eu não consigo aprender a danada dessa língua?” “Será que um dia eu vou falar fluentemente?”
10. A fim de ser mais efetivo no seu aprendizado, aqui vão algumas sugestões de como fazer essas mesmas perguntas.
– O que eu devo fazer especificamente para melhorar a minha pronúncia?
– O que eu devo fazer para ser mais preciso no idioma?
– O que eu devo fazer para ser mais fluente no idioma?
– Como eu faço para melhorar o meu aprendizado do idioma?
Agora sim, você está fazendo as perguntas corretas e estará mais inclinado a ter as respostas corretas, uma vez que o nosso cérebro geralmente processa respostas congruentes com as perguntas.
10. Ser humilde e paciente
– Não importa o quanto você sabe, quantas horas você estudou, seja humilde e paciente, pois há sempre algo de novo a se aprender. Mesmo ao se estudar por vários anos, freqüentemente você vai se deparar com situações novas que você não vivenciou antes e isso pode até ser frustrante, dependendo de como você as interpretar. Dessa forma, una essas duas características fundamentais para você crescer no idioma e na vida. Não desista nunca dos seus objetivos e sonhos. Lembre-se que o que você pode fazer só depende única e exclusivamente de você. Jamais, jamais, jamais desista!
Muito obrigado, mais uma vez, pela grande oportunidade de repartir um pouquinho da minha experiência com vocês.
E lembrem-se:
QUITTERS NEVER WIN, WINNERS NEVER QUIT!
See you soon.
Luiz Cláudio