OTIMIZANDO O SEU APRENDIZADO DE INGLÊS

Bem, voltando ao aprendizado do idioma, essa semana resolvi mudar um pouco e lhe dar algumas dicas no que fazer especificamente para otimizar o seu aprendizado.

 Muita gente pensa que para se aprender inglês, basta ir a escola ou comprar alguns livros e material de audio para se ter um aprendizado eficaz.

Pois bem, deixe-me, mais uma vez, repartir com vocês uma grande verdade:  Não basta apenas ter boa vontade, tomar a decisão de estudar e ter disciplina. Além dessas características importantíssimas, você deve ter um plano sistemático de estudo e monitoramento.

 

Um plano sistemático de estudo envolve:

1-Estabelecer e determinar um tempo

para você aprender inglês bem. Se você é principiante, pelo menos 6 meses. De 6 meses a 1 ano já se pode observar um grande progresso dependendo do que você fizer neste sentido.

2-Contratar um serviço adequado, ou seja, um profissional que tenha vivido o processo e possa lhe auxiliar na aceleração do seu aprendizado, como um personal trainer do idioma.

3 – Fazer uso dos recursos tecnológicos existentes

hoje em dia, tais como livros digitais, artigos da Internet, material em vídeo, CDs, computadores, dicionários e tudo que possa lhe dar uma boa exposição ao idioma.

4 –Assistir aulas de inglês regularmente.

Ou seja, através de um professor experiente e qualificado, você terá as orientações que precisa no aprendizado. Duas ou três vezes por semana são o suficiente.

4-Dedicar algum tempo de estudo em casa.

O sugerido é que para cada hora de estudo em sala de aula ou com um professor, que você dedique, pelo menos, mais uns 20 a 25 minutos de estudo para revisar a matéria e que para ela efetivamente se consolide.

5- Gravar a sua voz.

Como geralmente o que mais precisamos ao nos comunicarmos verbalmente é uma boa pronúncia e uma certa fluência, recomendo que você faça exercícios de articulação, ou seja, repetição em voz alta de preferência seguida de gravação da sua voz ( para que você possa comparar depois) diariamente. O exercício consiste em usar um dos diálogos do livro que geralmente são gravados por nativos do idioma e repetir em voz alta umas três vezes. Em seguida, numa quarta vez, gravar a sua voz e depois comparar ou pedir ao seu professor que lhe oriente no sentido de que sons, inflexões ou entonações você deve trabalhar mais. Acredite. É o exercício mais eficiente para que você melhore no idioma.

6-Ser consistente e repetir esses exercícios diariamente.

 

Somente dessa forma, você vai atingir o nível que procura no menor espaço de tempo.

7-Procurar se expor a situações onde você é forçado a usar o idioma,

ou seja, manter contato com pessoas que falam inglês fluentemente ou nativos no idioma para que o uso do idioma fique cada vez mais automático e natural.

8-Ler, ler e ler no idioma.

Ao ler em inglês você está vendo a língua em sua forma natural, da forma que deve ser usada, com as colocações corretas, usos de preposições e expressões de forma correta. Minha sugestão é ler na sua área de preferência. Ler sobre um assunto que você goste para que, dessa forma, você possa tornar o processo agradável.

9-Se você não gosta de ler, ouça –  faça uso de AUDIO BOOKS,

que são livros gravados onde você tem o conteúdo de um livro inteiro gravado em um CD que pode ser ouvido nos momentos de transição ou deslocamento de um lugar para outro. O importante é estar em contato com o idioma sendo usado de forma natural.

10-Cantar.

Isso mesmo. E por que não fazê-lo em inglês? Você pode selecionar sua música predileta, conseguir a letra na Internet e cantá-la com todo entusiasmo e alegria que só você tem.

Além disso “quem canta seus males espanta!”


 

Por hoje é só.

Na próxima coluna, mais dicas excepcionais para você avançar no aprendizado da língua inglesa.

See you.

Luiz Cláudio

About Prof. and Interpreter Luiz C. Carvalho

EM PORTUGUÊS (SEE BELOW FOR ENGLISH VERSION) Luiz Claudio Carvalho, Professor, Tradutor, Interprete e Locutor(Voice-over) profissional, tem mais de 23 anos de experiência como professor de inglês, na área de treinamento de professores, tradução e interpretação. Luiz é um incansável aprendiz da língua inglesa que procura o melhor para os seus alunos e para aqueles que querem fazer uso de seu profissionalismo nas respectivas areas. Sua experiência e especialização no idioma podem ser resumidos pela aquisição com sucesso dos certificados de proficiência mais renomados no idioma, tais como os das universidades de CAMBRIDGE, OXFORD, MICHIGAN, LYNN UNIVERSITY, FAU, Miami Dade College, entre outras. Nos últimos 10 anos, Luiz Claudio Carvalho esteve residindo nos Estados Unidos e viajando por toda a América, lecionando inglês como segunda língua e português para norte-americanos e canadenses, trabalhando como intérprete e tradutor, mas com foco sempre em desenvolver novas técnicas, aprimorar metodologia e observar na prática explorando técnicas adequadas para acelerar o processo de aprendizagem do idioma. Através dessa oportunidade e experiência, o Prof. Luiz Carvalho desenvolveu o curso INTERaction: Um curso voltado especificamente para conversação, onde as principais estruturas gramaticais são contextualizadas de uma forma agradável e dinâmica muito peculiar, com o intuito de tornar você, estudante de inglês, um falante nato da língua no menor espaço de tempo possível. E-mail: luizcarv@hotmail.com or luizcarvalhobrazil@gmail.com
This entry was posted in INGLÊS - ENGLISH. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s