SUCESSO E COMUNICAÇÃO

 

                                         SUCESSO E COMUNICAÇÃO

A palavra sucesso vem do latim successu e quer dizer bom êxito, resultado feliz, alcance de resultados desejados. O conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa e deve ser respeitado.

 

Entretanto, se observarmos todos parecem ter algo em comum. Tornar-se melhor. Ninguém pode ser bem sucedido sem se tornar um pouco melhor na sua vida. Para termos mais, temos que nos tornar mais. Para mim, sucesso é constante expansão e crescimento naquilo que estamos fazendo ou nos tornando, o que está relacionado com a minha capacidade de interagir e influenciar outras pessoas também.


Ora, para influenciar outras pessoas, é necessário exercitarmos cada vez mais a nossa capacidade de comunicação. Isolando o aspecto empreendedor da palavra sucesso, quantas vezes como empresários deixamos de manter clientes por causa da falta da manutenção constante de uma comunicação dirigida aos mesmos?

Ser um bom comunicador é algo que tem um impacto positivo em qualquer área de sua vida, seja com os amigos, na família ou na sua empresa. Trata-se também de um assunto de interesse geral e que requer foco, estudo e observação.

De acordo com especialistas na área, a comunicação não se dá apenas através da palavra escrita ou falada.

Observe os dados:

 7% comunicação por palavras


 38% por gestos ou expressões faciais e corporal

                                                                                       
 55% pelo tom de voz.

Observe que as palavras exercem muito menor impacto do que os nossos gestos, expressões faciais e tom de voz. Além dessas formas de comunicação, temos que entender também que a nossa percepção do mundo exterior está relacionada a como nos sentimos num determinado momento. O que pode causar, dependo da ocasião, falta de clareza na nossa tentativa de comunicação. Às vezes, presumimos que a pessoa nos entendeu quando na realidade não demos a mesma a chance de, com suas próprias palavras, parafrasear o que acabamos de lhe dizer.

O maior desafio ainda é comunicar a um grupo de pessoas, pois as mesmas processam informações de maneira diferente e você não tem a chance de saber se a mensagem foi recebida da mesma forma por todas elas. Quanto tempo é desperdiçado em reuniões com falta de clareza e objetivo nas mesmas. A comunicação tem que ser sucinta, clara e objetiva e, se o desejo é alcançar sucesso, a mesma deve ser monitorada para acompanhar o progresso e nos certificarmos que estamos indo na direção correta.

Por problemas de espaço, eu gostaria de resumir que sucesso deixa pistas.

Se você deseja alcançar algum objetivo, basta escolher o que chamamos em inglês de role model que poderíamos traduzir como modelo e repetir o processo.

 

Para este artigo, vou escolher um do âmbito empresarial. Seu nome é Brian Dyson e que nos dá o top 10 para aumentar as nossas chances de sucesso na vida. Antes disso quero COMUNICAR algo muito importante. Seja um aprendiz e não um seguidor. A sua experiência vale muito, utilize-a também para se tornar um sucesso.

 


1. Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos
todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial. Não fixe seus objetivos
com base no que os outros acham importante. Só você está em condições de
escolher o que é melhor para si próprio;

2. Dê valor e respeite as coisas mais queridas ao seu coração. Apegue-se a
elas como à própria vida. Sem elas a vida carece de sentido. Não deixe que a
vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro.
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida;

3. Não desista quando ainda é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o
momento em que se deixa de tentar. Não tema admitir que não é perfeito;

4. Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser
valentes;

5. Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A
melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor
é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é
dar-lhe asas;

6. Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde está e para onde vai;

7. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se
carrega facilmente;

8. Não use imprudentemente o tempo ou as palavras, por ser impossível
recuperar;

9. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a
cada passo;

10. Lembre-se: o ontem é história. O amanhã é mistério e o hoje é uma
dádiva, por isso se chama “presente”. Viva o presente com muita energia!

Um abraço a todos e até a próxima.

Luiz Claudio Carvalho, Professor, Tradutor, Interprete e Locutor(Voice-over) profissional, tem mais de 23 anos de experiência como professor de inglês, na área de treinamento de professores, tradução e interpretação.
Luiz é um incansável aprendiz da língua inglesa que procura o melhor para os seus alunos e para aqueles que querem fazer uso de seu profissionalismo nas respectivas areas.
Sua experiência e especialização no idioma podem ser resumidos pela aquisição com sucesso dos certificados de proficiência mais renomados no idioma, tais como os das universidades de CAMBRIDGE, OXFORD, MICHIGAN, LYNN UNIVERSITY, FAU, Miami Dade College, entre outras.Escreva para mim! luizcarv@hotmail.com

About Prof. and Interpreter Luiz C. Carvalho

EM PORTUGUÊS (SEE BELOW FOR ENGLISH VERSION) Luiz Claudio Carvalho, Professor, Tradutor, Interprete e Locutor(Voice-over) profissional, tem mais de 23 anos de experiência como professor de inglês, na área de treinamento de professores, tradução e interpretação. Luiz é um incansável aprendiz da língua inglesa que procura o melhor para os seus alunos e para aqueles que querem fazer uso de seu profissionalismo nas respectivas areas. Sua experiência e especialização no idioma podem ser resumidos pela aquisição com sucesso dos certificados de proficiência mais renomados no idioma, tais como os das universidades de CAMBRIDGE, OXFORD, MICHIGAN, LYNN UNIVERSITY, FAU, Miami Dade College, entre outras. Nos últimos 10 anos, Luiz Claudio Carvalho esteve residindo nos Estados Unidos e viajando por toda a América, lecionando inglês como segunda língua e português para norte-americanos e canadenses, trabalhando como intérprete e tradutor, mas com foco sempre em desenvolver novas técnicas, aprimorar metodologia e observar na prática explorando técnicas adequadas para acelerar o processo de aprendizagem do idioma. Através dessa oportunidade e experiência, o Prof. Luiz Carvalho desenvolveu o curso INTERaction: Um curso voltado especificamente para conversação, onde as principais estruturas gramaticais são contextualizadas de uma forma agradável e dinâmica muito peculiar, com o intuito de tornar você, estudante de inglês, um falante nato da língua no menor espaço de tempo possível. E-mail: luizcarv@hotmail.com or luizcarvalhobrazil@gmail.com
This entry was posted in INGLÊS - ENGLISH. Bookmark the permalink.

One Response to SUCESSO E COMUNICAÇÃO

  1. Leidmar Cesar Lopes says:

    Excellent…. Muitos comuncam, poucos conectam…. Este e o tema de uma das minhas palestras nesta area…. Estarei de volta a SAMPA em Agosto…. Afinal de contas , voce continua em S Paulo ou esta de volta aos EUA?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s