MM – UM MOVIMENTO COM IMPACTO MUNDIAL

MM – UM MOVIMENTO EM CRESCIMENTO

Luiz C. Carvalho

Toda mudança para melhor requer força, coragem e união. O MM traz, em sua essência, essas características. Mas, afinal,  o que é o MM? O MM é um movimento que está ganhando cada vez mais forma e definindo sociológica e antropologicamente o Brasil e quem somos no sentido histórico, ético e social.

Image

Muito se fala em consciência política, patriotismo e civilidade no nosso país, mas pouco se faz neste sentido. O Movimento em Marcha traz, em sua marca maior, uma identificação e apreciação das nossas origens. Ora, como um povo pode se unir, se desconhece quem ele é, de onde ele veio e o que a fusão de suas raças representa e promove em termos culturais, sociais e até mesmo econômicos?

Image

O entendimento desse ´amálgama´ cultural pode, sem sombra de dúvidas, despertar o interesse pela pluralidade da nossa cultura, fazendo com que o preconceito seja extirpado de nossa sociedade uma vez por todas, e ao mesmo tempo fazendo com que cada brasileiro reconheça a riqueza que possui, valorizando a mesma, fortificando-a e dando-nos a todos nós cidadãos brasileiros uma noção maior do que somos capazes de criar haja vista a diversidade que existe por trás de nossa etnia e origem tornando-nos mais coesos apesar das nossas características.

Image

E COMO COMEÇOU O MM?

Para entendermos melhor o que é o MM, precisamos voltar um pouquinho no tempo seguindo a trajetória desse líder nato que, desde criança, já demonstrava, com sua mente perspicaz, uma curiosidade genuína em entender o por quê alguns de seus colegas terem uma certa reserva ou suposta timidez em revelar suas origens, sejam elas de quaisquer etnias, uma vez que o Brasil é, essencialmente, um país miscigenado. Surgiu ali, não só uma necessidade de entender, mas de revolucionar e mudar essa mentalidade de hegemonia racial em detrimento de outras raças e ou origens étnicas.

AMARO GURGEL – UM LÍDER E SINÔNIMO DE BRASILIDADE

O líder e visionário Amaro Gurgel estava recebendo a inspiração do movimento que posteriormente revolucionaria neste sentido. Assim começou o MM.

Image

Ao longo dos anos, esse desejo latente de transformar essa linha de pensamento foi crescendo e deu surgimento ao MM – sigla semelhante que também pode ser entendida como Mensageiros da Miscigenação – obra e enfoque do qual me orgulho de fazer parte. O movimento, em crescimento exponencial, sugere uma mudança cultural e que já está sendo objeto de estudo e observação por estudiosos internacionais e que chamou muito a minha atenção como visionário educacional neste sentido.

Eu acredito NA PROPOSTA DO MM e que o nosso país precisa de mudanças, pois sua essência faz-nos refletir sobre as nossas origens e a valorizar quem somos e de onde viemos – uma verdadeira proposta de brasilidade, mas não com o sentido de imposição, e sim  de verdadeira educação e conseqüente valor e consciência da importância e riqueza desse `amálgama´ de diferentes culturas e etnias, levando-nos a compreender muito melhor às nossas origens e, com isso, passarmos a valorizá-la, apreciá-la e divulgá-la veementemente com orgulho e muito apreço pois a mistura de raças assim como a mudança de cores agrega valor trazendo o novo, o diferente e melhores possibilidades, uma vez que os aspectos culturais que a constitui, a miscigena dando origem a uma forma única e variada de pensar, sentir, onde todas essas riquezas aglutinadas ensina-nos a coexistir melhor, a criar o novo, a diversificar, melhorar e mudar.

MM – UMA EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA

A proposta do MM vai muito mais além do que é inicialmente, ela propõe um mundo melhor e como educador, eu abracei a idéia, pois ela desmistifica, amplia a visão, expande a nossa criatividade, enaltece o nosso valor, nos faz vislumbrar horizontes inusitados e que garantem um futuro social com mais liberdade, fraternidade, união e, acima de tudo, desestereotipa o brasileiro, estabelecendo as diversidades e ao mesmo tempo, por mais paradoxal que pareça, nos tornando melhores e mais fortes como nação.

É dentro desta visão que o MM avança e vai, paulatinamente, ganhando forma e força, ganhando repercussão internacional.

Amaro Gurgel, Paulista, advogado e empresário está engajado em corpo, alma e espírito e registrou o Movimento em sua obra MM – Mensageiros da Miscigenação – ao qual eu me afiliei imediatamente, pois o primeiro passo para a nossa verdadeira brasilidade, em minha opinião como educador, é reconhecer e entender nossas origens culturais e históricas.

LANÇAMENTO DO LIVRO MENSAGEIROS DA MISCIGENAÇÃO

Image

Amaro Gurgel também lançou o livro onde todo o movimento é explicado com riqueza de detalhes, numa linguagem clara, concisa e muito agradável de ler. Ao receber minha cópia devidamente autografada pelo autor, resolvi abraçar a causa e levá-la aos 4 cantos do mundo, pois tenho certeza que isso terá um impacto em outros povos cuja origem também é miscigenada e certamente terá um impacto global.

O conceito *GLOCAL (pensar GLObalmente e agir LOCALmente) que eu defendi quando estive na ONU trabalhando como tradutor-intérprete foi sempre valorizar as iniciativas locais e promovê-las internacionalmente, compromisso que visa melhorar-nos não só no nosso âmbito mas também em âmbitos internacionais;  levar para outros povos tal conhecimento, pois afinal, no mundo globalizado, estamos todos cada vez mais conectados e precisamos coexistir para um mundo e futuro melhores. Conectados e unidos nesta nobre causa como o GRITO DO MOVIMENTO SUGERE:

Image

O MM É POVO ! É MISCIGENAÇÃO ! É LUTA! É PÁTRIA ! É RAÇA ! ORGULHO DA NAÇÃO.

Vamos abraçar esta idéia e literalmente revolucionar o mundo com este conceito!

About Prof. and Interpreter Luiz C. Carvalho

EM PORTUGUÊS (SEE BELOW FOR ENGLISH VERSION) Luiz Claudio Carvalho, Professor, Tradutor, Interprete e Locutor(Voice-over) profissional, tem mais de 23 anos de experiência como professor de inglês, na área de treinamento de professores, tradução e interpretação. Luiz é um incansável aprendiz da língua inglesa que procura o melhor para os seus alunos e para aqueles que querem fazer uso de seu profissionalismo nas respectivas areas. Sua experiência e especialização no idioma podem ser resumidos pela aquisição com sucesso dos certificados de proficiência mais renomados no idioma, tais como os das universidades de CAMBRIDGE, OXFORD, MICHIGAN, LYNN UNIVERSITY, FAU, Miami Dade College, entre outras. Nos últimos 10 anos, Luiz Claudio Carvalho esteve residindo nos Estados Unidos e viajando por toda a América, lecionando inglês como segunda língua e português para norte-americanos e canadenses, trabalhando como intérprete e tradutor, mas com foco sempre em desenvolver novas técnicas, aprimorar metodologia e observar na prática explorando técnicas adequadas para acelerar o processo de aprendizagem do idioma. Através dessa oportunidade e experiência, o Prof. Luiz Carvalho desenvolveu o curso INTERaction: Um curso voltado especificamente para conversação, onde as principais estruturas gramaticais são contextualizadas de uma forma agradável e dinâmica muito peculiar, com o intuito de tornar você, estudante de inglês, um falante nato da língua no menor espaço de tempo possível. E-mail: luizcarv@hotmail.com or luizcarvalhobrazil@gmail.com
This entry was posted in INGLÊS - ENGLISH. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s